E como será que esse conflito se iniciou ?

 

A Primeira Guerra Mundial teve início em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi assassinado em Sarajevo por Gavrilo Princip, um jovem integrante de um grupo nacionalista sérvio chamado Mão Negra. Esse grupo lutava pela independência dos povos eslavos que viviam sob domínio austro-húngaro. O crime provocou uma forte reação: a Áustria-Hungria responsabilizou a Sérvia pelo atentado e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra ao país.

A partir desse momento, o sistema de alianças militares que já dividia a Europa transformou um conflito localizado em um confronto de grandes proporções. A Rússia, defensora dos povos eslavos, apoiou a Sérvia. A Alemanha, aliada da Áustria-Hungria, declarou guerra à Rússia e também à França, que era aliada dos russos. Para atacar a França, os alemães invadiram a Bélgica, o que levou o Reino Unido a entrar no conflito contra a Alemanha.

Assim, em poucas semanas, a guerra que havia começado nos Bálcãs se espalhou por quase toda a Europa e, devido aos impérios coloniais, envolveu países da Ásia, da África e até das Américas. O assassinato do arquiduque foi apenas o gatilho, mas a verdadeira causa do rápido alastramento do conflito foi a rede de alianças, o militarismo, o nacionalismo e as rivalidades imperialistas que já estavam presentes no continente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando as histórias da grande primeira guerra

Sociedade e economia se moldam

Curiosidases a serem exploradas